Já diz o ditado: "Você conhece uma pessoa pelos sapatos que usa". Personalidade salta aos olhos quando um belo par está em nossos pés. Imagine, então, quando o design transforma o convencional em obras primas? Também conhecidos como "sapatos-arte", esse estilo vem conquistando o coração das fissuradas por calçados.
Sem seguir tendências ou modismos, a inspiração para cada modelo está mais ligada à emoção. Foi assim com a marca United Nude, que inusitadamente nasceu de um coração partido. Tudo começou quando o designer holandês Rem Koolhaas, para reconquistar a ex, criou um sapato para ela: o Möbius, mais tarde indicado ao Prêmio Rotterdam de Design. A namorada se foi, ficou a ideia. Que floresceu.
Em 2003, Rem uniu-se ao inglês Galahad Clark, que trazia o ofício no sangue, descendente de uma família de fazedores de sapatos de Somerset, Inglaterra. Juntos criaram a marca hoje vendida pela internet para 40 países e com lojas em Amsterdam, Londres, Nova Iorque e Shangai, entre outras cidades do mundo.
Louloux
No Brasil uma marca que está ganhando espaço a passos largos é a Louloux. A grife gaúcha superintimista vende suas peças com edições limitadas via internet, no site e pelo Facebook (onde já têm 42 mil fãs). E através de lojas temporárias que acontecem em algumas das principais capitais do país, como Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Idealizada por Cristiano Bronzatto, ele cria sapatos livremente, sem seguir o que está "na moda".
A marca é uma das pioneiras em reutilização de produtos. Todos os materiais utilizados na confecção dos sapatos são frutos do excedente de produção de empresas que mandam fazer uma quantidade de material que não utilizam e descartam. A Louloux garimpa e seleciona este material e Cris cria em cima disso.
Bem diferentes, mas lindos!
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